quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Poço de Mentiras

Fora Cabral


Olá Pessoal,

Este não é um conto sobre um poço encantado, ou uma história mágica para encantar as crianças. Adoraria escrever mais uma dessas, porém cumpro hoje a função de repórter.

Ontem estive na manifestação em frente à casa do Cabral, pela primeira vez indo em pessoa a um protesto. Cheguei lá já tarde, às 22:15, e caminhei por alguns quarteirões, observando os manifestantes, e também os policiais que mobilizaram um efetivo respeitável para a defesa do Governador. Então vamos aos fatos.

No horário em que cheguei a manifestação já estava caminhando para o fim. Já havia menos gente que no pico, deveriam estar lá algo em torno de 1.000 a 2.000 pessoas no total. Na Aristides Espínola, no finalzinho, quase esquina com Delfim Moreira os manifestantes improvisaram um palanque em cima da estação de bicicletas do Itaú e de lá cantavam e gritavam seu descontentamento com a roubalheira perpetrada por Sérgio Cabral. Tudo num clima sadio de comentários espirituosos e versos contundentes. 

Diversos manifestantes estavam com máscaras de gás no pescoço, já escolados em relação à resposta policial usual. Não confundir estes com vândalos, estes lá estavam cantando e gritando, protestando pacificamente.

Por volta de 22:20 o grupo se moveu para a esquina de Aristides com Ataulfo, bloqueando o trânsito. Aqui, uma pequena digressão: É um grande estorvo para quem fica preso no tráfego, eu reconheço, mas é preciso haver um mínimo de modificação no cenário usual para que o protesto represente alguma coisa. A dor de cabeça gerada foi inevitável, e a menor possível. Neste momento dois taxistas furaram o "bloqueio", arriscando um acidente. Estão no You Tube, todos dois. Vejam aqui.

Em seguida, por volta de 22:45 a polícia inexplicavelmente (vou explicar ali adiante) começou a avançar em direção aos manifestantes, vindo da Aristides com San Martin. A PM começou então a lançar bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, e as luzes da rua se apagaram. Provavelmente devido ao clarão da bomba de efeito moral, que gera um grande flash no momento da explosão. Em seguida ao apagão da região, manifestantes queimaram algo que não identifiquei na frente do BB Lanches, na Aristides. Esse fogo aparece neste outro vídeo aqui.

Neste momento, quando o gás começou a incomodar, e a PM a se aproximar, tomei o caminho de casa, e passei a acompanhar o desenrolar dos eventos pela mídia Ninja. Aqui estão alguns links para verem o material filmado por esta turma corajosa ontem, e em eventos anteriores:


Bem, então o caldo começou a engrossar. Já em casa, assisti à cobertura da mídia ninja. Como sempre, o vandalismo partia de poucos e sempre após a ação da polícia se iniciar. Nesta altura a quantidade de pessoas era muito pequena. A rua era toda da polícia. E começou o quebra-quebra.

Vejam só, isso não é uma suposição selvagem ou teoria da conspiração. É evidente. Vou falar com todas as letras: Eu acredito que a polícia promoveu o quebra-quebra. Trata-se da única explicação possível. Se a PM consegue dissolver uma reunião de 2.000 manifestantes, como não conseguiria avançar 150 metros e prender quem estava quebrando o Banco Itaú? Trata-se simplesmente de MENTIRA, descarada. Nossos serviços de segurança acham, e com alguma razão, em certos casos, que o povo é burro o suficiente para acreditar nessa balela. Não cometam esse mesmo erro. A verdade é que o quebra-quebra foi chancelado e provavelmente efetuado pela PM.

Mas, para comprovar essa teoria, teríamos que ter outra polícia prendendo os vândalos, que então seriam identificados como...  policiais, provavelmente. Difícil mesmo.

Então vamos seguir com os fatos.

A partir daí o grupo de manifestantes se dirigiu pela Ataulfo até Ipanema. Houve um boato de morte na Lagoa, e a Ninja correu para lá, de táxi, mas não havia nada. Então, alguma confusão na Aníbal de Mendonça, na altura da Rua Redentor. Neste momento um policial do BOPE apreendeu uma faixa dizendo "FORA CABRAL". Não podemos portar faixas? Questionado, o PM, que ocultava seu nome, se recusou a se identificar, cometendo assim um crime. Mas quem iria proteger a população dos crimes da própria PM? Estamos ficando sem recursos legais para reclamar. O governo Cabral está avançando para um totalitarismo incrível em pleno século XXI. Espero que eu esteja certo em afirmar que ele não sabe o que vai sair da caixa que ele mesmo está forçando a abertura.

Nesta ocasião, já com canhão de água atirando nos manifestantes, que estavam em número mínimo, não deviam ter nem 100, a PM então prende os que iria tachar de vândalos. Prenderam uns 10, entre os quais uma turista espanhola que acompanhava o movimento e na ocasião estava fugindo das bombas e gás, e um humorista político chamado Rafucko. Foi todo mundo para a 14a DP, quase em frente ao Shopping Leblon.

Vejam aqui o site do Rafucko: rafucko.com

Neste momento a polícia faz mais uma manobra genial. Enquadra os manifestantes por formação de quadrilha! Cobra fiança de R$ 700,00 por pessoa. Não sei se todos os presos conseguiram sair.

E nada, mas absolutamente NADA disso foi reportado na mídia. É de dar medo. E agora teremos que ver que "medidas" nosso Governador irá tomar para conter o movimento. E este só vai parar com a saída do Governador. E então teremos que tratar do outro problema. O que fazer com a sucessão?

Nossos principais candidatos:

Garotinho (parece sacanagem, mas é verdade) - Uns dos ladrões mais notórios do país
Lindhberg - Outro vendido de 5a categoria, candidato pelo PT!!!
Pezão - Vice do Cabral, não é preciso dizer mais nada
Crivella - Evangélico envolvido em máfia dos bingos e outras falcatruas.

É, teremos muito trabalho para impedir todos esses de entrar. Só com reforma política. Leiam o que acho disto aqui. Talvez voto nulo em massa nas próximas eleições? Sinceramente não sei. Mas sei que devemos continuar a fazer barulho até consertar esse país, leve quanto tempo levar.

#VemPraRua

Nenhum comentário:

Postar um comentário