sábado, 20 de julho de 2013

REFORMA POLÍTICA JÁ



Primeiramente quero dar os parabéns a nós, o Povo brasileiro, por reiniciar esse processo democrático de participação, reclamação, protestos, cobranças e demandas. Todo este esforço popular vai gerar melhorias para todos e, se houver persistência, vai mudar a estrutura política do país.

Em todo movimento multi-facetado como este, o foco muda constantemente. Sem lideranças formais as demandas variam, orbitando sempre ao redor do fim da corrupção, do repudio à nossa classe política como um todo, generalizando com pouco risco de se cometer injustiças.

E é por isso que escrevo agora. Vociferamos acertadamente sobre diversas questões pertinentes, mas quero puxar o foco para alguns pontos que considero principais. Pontos que fornecerão ao povo as armas para efetuar mudanças duradouras no país.


REPÚDIO AOS POLÍTICOS E AO SISTEMA ELEITORAL

Este deve ser o tema principal dos protestos. No Rio de Janeiro, Fora Cabral deve ser seguido de Fora Lindhberg, Fora Garotinho, Fora Crivella. Igualmente não podemos mais tolerar a Câmara sendo ocupada sempre pelas mesmas famílias, como um feudo medieval. Chega de Sarneys, Collors, Neves e os demais. Chega desses partidos que não representam ninguém a não ser eles mesmos!!  Num tempo onde a voz de um jogador de futebol (Romário, brilhante em suas denúncias) faz mais sentido que a de senadores, está na hora de repudiarmos o sistema, e não apenas alguns indivíduos.

Nestas manifestações as demonstrações partidárias tem sido poucas, e acho isso muito saudável neste momento. O fim da corrupção interessa a todos, de direita, centro e esquerda. Temos que deixar as bandeiras de partidos e ideologias na gaveta para brigar por questões diretas, de forma pragmática. Após redefinirmos as regras, então sim, se reorganizem como preferirem e vamos disputar os votos, sejamos rivais nas urnas, sem as regras viciadas de agora.

Mas temos que deixar isto esperar até conseguirmos mudar o sistema eleitoral. Até que o custo de nosso Congresso seja tremendamente reduzido. Até que o sistema seja modificado.

Queremos a renúncia antecipada e obrigatória ao sigilo bancário e financeiro ainda no registro da candidatura estendendo-se até 5 anos após o termino do mandato. Não concorda? Não poderá ser candidato a nada, nem vereador. Ao se candidatar tinha patrimônio de 1 milhão e 10 anos depois passou para 30 milhões, sem justificativa? Tem que ser ladrão!

Queremos não só proibir a re-eleição, mas estender esta proibição a todos os familiares até 3º grau. Política não pode ser arrimo de família, não pode ser hereditária!! Sejamos radicais assim neste momento, isto incomodará tremendamente os vilões que destroem nosso país.

Temos que eliminar qualquer imunidade parlamentar, salvo o direito de expressão. Se for criminoso, cadeia! Se roubar, devolve e é preso! Se beneficiou o filho ou o genro, cadeia em todos, e retomada de todos os bens!! O nepotismo tem que ser combatido com vigor!

Temos que facilitar novas candidaturas, seja através de novos partidos ou de outras associações. Temos que limitar e fiscalizar as doações de campanha!

Temos que acabar com essa barbaridade de voto proporcional, heranças e legendas! Se eu voto em um candidato não posso admitir que isso vá ajudar outros, sejam do mesmo partido ou não!

Temos que propor o voto distrital!

A Reforma Política nesses moldes deve ser a nossa prioridade. Nenhum governo jamais vai propor nem metade disso. Essa demanda tem que vir da rua, de nossos gritos, de nossas faixas.

E não podemos desanimar, o movimento não pode esmaecer, pois já vimos que os governos federal e estadual demonstram total desrespeito ao povo, seja com a violência e armação nas manifestações, seja nas contra-propostas desonestas, verdadeiramente infames da Presidência.

Além disso, que se cumpram as punições determinadas aos ladrões do mensalão, e que se investigue todas as obras da Copa, e se abram todas as caixas pretas.

Políticos, o dinheiro que usam é nosso, e queremos ver a prestação de contas!!

#VemPraRua

Nenhum comentário:

Postar um comentário